FÍSICA

domingo, 27 de maio de 2007

ATIVIDADE PROA 17/18

Nesta atividade será :Visitar os blogs colaborativos dos demais grupos e conhecer e analisar o trabalho que está sendo realizado. Usar os espaços dos comentários para comentar, criticar, propor, contribuir. Registre as suas observações e contribuições no seu blog, onde devo fazer um relatórtio destas visitas: Visitando:
Orkut: Conhecendo este trabalho, posso relatar que ele está completo, apresenta várias pesquisas a respeito do orkut, relaciona o uso pedagógico desta ferramenta, sendo ela uma das mais usadas pelos jovens. Apresenta um tutorial bem simples e fácil de entrar. Testei e acabei me cadastrando no orkut. O difícil é nós profesores aceitar esta nova ferramenta como ambinente de interação, pois em primeiro lugar nós devemos conhecer, participar. Tenho certeza que não iremos muito longe sem fazer o uso desta ferramenta.
Del.icio.us: Visitando o mesmo apresenta bastante teoria sobre a ferramenta, apresenta um tutorial livre, envolve a teoria pedagógica.Ë um aplicativo que nos permite agregar através da internet tudo o que elegemos de importante, pode colecionar, etiquetar, podendo ainda interagir com seus colegas e amigos. Observei que não ouve interação na construção do trabalho, pois tenho certeza que se fosse compartilhado as pesquisas, ficaria mais produtivo e facilitaria para a colega Elo. Pois tudo que for trabalhado em eqipe tem uma maior produtividade, mas está de parabéns, teu trabalho está simples e compreensível, mesmo você tendo trabalhado sozinha.
Bubbleshare:
Estou cusiosa para conhecer esta ferramenta por completa, verifiquei que ele é um serviço de compartilhamento dde fotos, pois para mim é novidade. O tutorial é de fácil entendimento e bem planejado pelo grupo. Sinto que temos pouco tempo para explorar cada ferramenta proposta pelas professoras tutoras. Mas cou achar esse tempo para partilhar com vocês esses novos conhecimentos adiquiridos. Está produtivo, voltarei para explorar esta ferramenta.
Mapas on-line .Estou visitando o trabalho de vocês, achei ele de grande aplicabilidade ao nosso aluno. Para mim esta ferramenta é nova. Ao navegar observei a diversidade de sites de pesquisa que terei que explorar para melhor compreende-lo, onde os mapas servem como infõrmação a qualquer pessoa interessada. Neste aplicativo o professor pode trabalhar com seus alunos na construção de conceitos cartográficos e através de software o professor pode explorar nas aulas de geografia, interdisciplinarmente estimulando o uso da tecnologia e os avanços da mesma. Muito útil a ferramenta pesquisado por vocês.
Google Docs Analisando o blog de vocês, observo que está recheado de informações , onde o Google docs é uma ferramenta que integra dois serviços em uma única interface, ele permite a troca de impressões e opiniões enriquecendo assim o tranbalho de pesquisa. Achei interessante os recursos do office da MIcrosoft onde ele pode ser instalado gratuitamente desde que tenha acesso a internet, onde através do uso desse tutorial escolas sem condições poderá fazer o uso do mesmo sem limitações.Não podemos esquecer que esse tutorial devemos fazer o loggin e senha parav fazer o uso do mesmo.
Youtube: Entrei várias vezes nesta ferramenta, pois acho ela um complementa para o flickr, onde uma é complemento da outra. Segui o tutorial e consegui postar no meu blog um vídeo. Só que quero aprofundar. Quero aprender a cosntruir um vídeo, tenho certeza que seguindo os passos do tutorial das colegas onde deixe bem claro, como construir um védeo e só arregaçar as mangas e por em prática esta tarefa. Imagino o quanto esta ferramenta é de grande valia para a realização de práticas em sala de aula, onde os alunos poderão criar aulas e após apresentar para seus colegas e professores.
Flickr é o meu trabalho de pesquisa.
ToufeeEstou visitando o nlog de vocês, não só para realizar a atividade do proa 17, mas também para aprender o que realmente a ferramenta Touffe estuda, através da pesquisa penso eu que pois é através desta ferramenta que nos permite a criação e a animação de filmes, cartôes,... em formato de flash, sendo ele pareceido com o power point. Estou achando super interessante esta ferramentas, além de ser gratuita, ela compartilha com outras ferramentas como o flickr e a youtube. tenho certeza que esta ferramenta irá nos trazer grande valia como proposta pedagógica a ser aplicado em em sala de aula tornando as mais atrativas e produtivas.Estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido de maneira construtiva e colaborativa. Pretendo com mais calma explorar o máximo para aprender e repassar nos cursos do NTE.
Thumbstacks;Para mim esta ferramenta é totalmente nova, navegar por este blog notei a dificuldade que tiveram para pesquisar, construer o material para facilitar a nossa navegação no blog de vocês. Entendi que este aplicativo é uma ferramenta para criar apresentações como as do Power Point, do Office, totalmente on-line . Onde a utilização do mesmo é gratuito não requer cadastro, basta entrar no site e sair usando.. Ë uma ferramenta nova, mas será de grande utilidade no uso pedagógico, pois ela pode ser criada e compartilhada entre os alunos, esta ferramenta também pode ser usada em vídeo conferência. Que tal nos do proa 17 participar de uma conferência on line.
Quadrinhos: Este ferramenta histórias em quadrinhos, já conhecia, pois nós aqui no NTE trabalhamos com professores de pré a quarta série, onde esta ferramenta é um recurso riquíssimo e colabora para estimular o trabalho em sala de aula. Pode ser instalado gratuitamente no computador, não é necessário o uso da internet, o professor pode usufruir de disquetes ou cds com imagens que gostaria de trabalhar na sua história em quadrinhos. Pode também ser usada para alunos de todas as idades e de todas as disciplinas. O aluno pode desenhar na paint com e após usar os mesmos na HQs. É preciso que os professores se interessem e façam uso das HQs não apenas para se distrair os alunos ou como uma finalidade paliativa, mas pensem nelas dentro de um projeto didático pedagógico

Um comentário:

Eloice disse...

Colega Deonila!
Tudo bem?
Vi seu comentário no nosso blog colaborativo sobre Thumbstacks.
Para utilizar o serviço precisas de inscrição e senha.
Revê o tutorial do nosso grupo.
Abraço,
Eloice.