FÍSICA

quinta-feira, 31 de maio de 2007

ATIVIDADE 17/18

Realizando o relatório inicial dos grupos: No aplicativo Orkut, observei que elas ainda estão na versão inicial, onde este trás com clareza o surgimento do orkut explicando sua utilização e também a aplicação pedagógica. Interessante a aplicação feita pelo grupo de uma das ferramentas opcional Slideshare, deixando claro os passos do orkut, tornando assim fácil entendimento. Utilizaram links, onde os mesmos funcionam levando a comunidade do orkut. Observei que o grupo ainda está com o trabalho em fase de construção, deixando em destaque o tutorial para a utilização da ferramenta, que explicita muito bem como utilizá-la, no aplicativo Del.ici.us, construído de maneira individual, tornando para a colega bem mais trabalhoso,a mesma não deixou de construir o tutorial ficando de fácil entendimento e com passos acessíveis, realizou as tarefas em dia e relatou a diferença que existe entre o del.ici.us e o brogrol. O trabalho inicial está em construção, bem organizado, fazendo a referência a concepção da cidade que temos e o espaço da sala de aula. Analisando o aplicativo Flogs, bem construído, onde através do tutorial apresenta várias opções, tais como: colocar música no blog, textos animados, etc...., bem claros e definidos. O trabalho realizado nos mostra os passos completos no uso de blogs e flogs e suas aplicações. O grupo aproveitou o aplicativo do slidesher na construção do tutorial o que facilitou o meu entendimento. Após o término de todas essas oficinas pretendo aplicar cada um desses recursos propostos pelo grupo npo meu blog. Observando os Mapas On Line fiquei um pouco confusa, pois não encontrei um tutorial, ou ele será acessado diretamente na web.Será que precisamos nos cadastrar ou tutorial serve apenas para inserir mapas nos blogs, wiks, etc..O grupo elaborou um trabalho bem explicado e explorado do que são mapas, para que serve, fizeram uso de vários links para sites de pesquisas. Penso que as colegas esqueceram de postar a versão inicial do trabalho em grupo. Analisando o grupo Google Doocs, naveguei por ele e através dele fiquei sabendo que podemos trabalhar como se estivéssemos no Word, Excell, ..., mas com a vantagem de ser on line e de ter um amplo espaço de armazenamento que não precisa ser no computador. Através na análise, observei que o trabalho ainda está em desenvolvimento, faltando algumas etapas que provavelmente está sendo pesquisada para realizar o término do mesmo. Visitando o aplicativo Youtube, observei que está praticamente concluído, faltando apenas um fechamento final do grupo. Gostei muito desta ferramenta, pois através da elaboração do tutorial realizei o meu cadastro. postando um vídeo no meu blog. Achei importante a relação feita da ferramenta com o uso pedagógico, tornando ambos atrativos e interessantes. Os links relacionados estão todos funcionando, complementado as informações do tutorial. Visitando o aplicativo Touffe, observei que está faltando ao grupo a versão do tutorial sobre a ferramenta, existindo apenas o tutorial do do próprio programa, está faltando a versão inicial do trabalho que deveria ser realizada pelo grupo e não tem a aplicação pedagógica do mesmo. Embora tenham pesquisado sobre a ferramenta o que é, como utilizar,e indicado o site para realização do cadastro. tenho certeza que o grupo deve estar se organizando para postar esta atividade, pois sei o quanto é difícil trabalhar com ferramentas em inglês e em grupos on line. No Thumbstacks, achei muito interessante este blog, apresenta um tutorial bem organizado, traduzindo as frases inglês para português tornando acessível aos visitantes. A versão inicial do trabalho está bem elaborada., explicando o uso das ferramentas, suas aplicações, características e teoria que embasa o uso desta ferramenta. No grupo das Histórias em quadrinhos, se preocuparam em pesquisar o histórico, a relação do uso da história ao uso pedagógico.Possui a elaboração do tutorial de como se cadastrar, porém a atividade da versão inicial, ainda não foi elaborada, conforme solicitação das professoras.
Através da análise realizada referente aos trabalhos das colegas, verifiquei que alguns trabalhos ainda estão em construção e acredito que o fato se deve a dificuldade que temos em trabalhar em grupo à distância. Além so nosso tempo ser curto e algumas ferramentas desconhecidas até que, pesquisamos, postamos o material encontrado, os colegas analisassem e retornassem as postagens, o prazo já estava se esgotando. Acredito que esta oficina deveria ter acontecido paralelo ao nosso curso, pois as possibilidades de sucesso seriam maiores, por que poderíamos analisar cada aplicativo com mais tranquilidade, efetuando as trocas necessárias. Espero após o término desta oficina, que é a última, aprofundar cada um dos aplicativos e poder utilizá-lo nas formações junto ao NTE.

2 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Deonila

As atividades estão quase todas feitas e :) bem feitas. parabéns.

Concordo que seria excelente se pudéssemos ter um tempo para explorar devagar cada aplicativo ou possibilidade de uso. Porém, entre a qualidade e a quantidade tentamos fazer uma síntese que deixasse vocês com recursos para seguirem sozinhas.

abraço!

Maristela disse...

Olá colega,
Estou conferindo sua dica para alterar nossa versão final de trabalho colaborativo. Valeu, obrigada.
Maristela grupo flog